Linhas de pesquisa

Área de atuação

A Engenharia Biomédica utiliza a tecnologia em prol das Ciências da Saúde, buscando soluções eficazes para todas as situações que envolvam a saúde das pessoas. Habilita profissionais a analisar, propor, projetar e desenvolver equipamentos e softwares que auxiliam e melhoram a segurança dos profissionais da área da saúde no diagnóstico e tratamento de doenças. Possui grande interdisciplinaridade englobando Engenharia, Ciências exatas e da terra e Ciências da vida.

Subárea de atuação:

A Engenharia Médica desenvolve dispositivos, métodos e equipamentos para finalidades diagnósticas, terapêuticas e de ensino, pesquisa e extensão na área de ciências da vida. É direcionada ao estudo, projeto e execução de automação, modelamento e ciência da computação para a área médica.

Health 5.0

Baseado na Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, a Saúde 5.0 é o desenvolvimento de tecnologias para melhorar a saúde. O principal objetivo é incorporar essa revolução tecnológica para a área da saúde, expandindo o conceito de Saúde 5.0 para as ciências da saúde. As ciências da saúde se ramificam em grandes áreas de atuação: Medicina, avaliada em Medicina I, Medicina II e Medicina III; Nutrição; Odontologia; Farmácia; Enfermagem; Saúde coletiva; Educação física e; Educação. As tecnologias atuais são fundamentadas em Inteligência artificial, Wearables, Engenharia de software, Automação, IoT, Visão computacional, Robótica, Tecnologias da informação, Prototipagem 3D, entre outras; estão em constante evolução e têm um impacto significativo no conceito de saúde de qualidade. Portanto, utilizar áreas da engenharia e ciências exatas e da terra em conjunto com áreas de ciências da vida para otimizar a qualidade da saúde das pessoas como um todo sintetiza bem nosso conceito de Health 5.0.