Linhas de pesquisa

Automação de simuladores com alta fidelidade para práticas de Suporte Básico de Vida (SBV)

Área de atuação: A Engenharia Biomédica utiliza a tecnologia em prol da Medicina, buscando soluções eficazes nos diagnósticos e na prevenção de problemas relacionados a saúde. Habilita profissionais a analisar, propor, projetar e desenvolver equipamentos e softwares que auxiliam e melhoram a segurança dos profissionais da área no diagnóstico e tratamento de doenças. Possui grande interdisciplinaridade englobando Engenharias, Ciências exatas e da terra e Ciências da vida.

Subárea de atuação: A Engenharia Médica desenvolve dispositivos, métodos e equipamentos para finalidades diagnósticas, terapêuticas e de ensino, pesquisa e extensão na área de ciências da vida. É direcionada ao estudo, projeto e execução de automação para a área médica.

Descrição: As diretrizes da American Heart Association fornecem perspectivas sobre os sistemas de atendimento de vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR). Quando a PCR ocorre em ambientes extra hospitalares os pacientes dependem da assistência da comunidade (socorristas leigos) seguido de um Serviço Médico de Emergência (SME). Os procedimentos adotados nesses casos são definidos pelo Suporte Básico de Vida (SBV).

Para melhorar as chances de sobrevivência das vítimas de PCR, os socorristas leigos e os profissionais do SME devem ser capacitados e treinados em busca da idealidade. A metodologia ativa de simulação tem se mostrado uma excelente alternativa para atingir esta meta.

A metodologia ativa situa o discente no centro de sua formação, desenvolvendo senso crítico diante do que é aprendido e adquirindo competências para relacionar esses conhecimentos ao seu dia a dia. Uma forma de atingir este objetivo é utilizar simulações. Simulações são instrumentos que auxiliam e complementam a aula expositiva, fornecendo oportunidades de participação interativa e possibilitando a prática de procedimentos impossíveis de serem realizados no mundo real. Uma simulação ideal incentiva e orienta o processo de descoberta dos discentes, proporcionando-lhes um ambiente divertido e atraente com feedback dos seus questionamentos.

Simuladores automatizados de alta fidelidade auxiliam a implementação de metodologias ativas de simulação proporcionando melhoria continua na qualidade do ensino da área de saúde. Esses simuladores tornam os profissionais aptos à realização de manobras efetivas durante os procedimentos de SBV.

Portanto, utilizar conceitos de engenharia e ciências exatas e da terra para implementar e automatizar tais simuladores, em conjunto com conceitos de ciências da vida, traz aperfeiçoamento contínuo a profissionais de saúde e de forma indireta, ajuda a salvar vidas.